As mulheres que hoje têm mais poder devem ajudar para as que as outras mulheres também tenham mais poder. Você concorda?
Li essa frase em uma matéria da Donna, e assino embaixo. Ela é uma das premissas do livro “Ganhar, gastar, investir” – o livro do dinheiro para mulheres – e é sobre esse assunto que escrevo para vocês hoje.
Não importa a profissão, carreira, empresa, se é autônoma ou acaba de ficar desempregada, senti a necessidade de te dar dicas para economizar, ganhar mais e/ou ganhar menos e até investir.
Primeiro, você precisa vencer a insegurança – independentemente da fase da sua vida. É a insegurança que vai te burlar a lidar com os medos.
Depois, você precisa entender e vencer as diferenças, seja entre homens e mulheres ou com outras pessoas que podem estar com mais vantagem competitiva do que você, ou seja, precisa compreender seus diferenciais e essas qualidades precisam estar bem claras e expostas no mercado.
Depois, você precisa fazer uma autoavaliação para ter claro o que quer: empreender ou trabalhar em uma organização? A partir dessa resposta, você vai conseguir traçar o seu próprio plano e as coisas vão começar a mudar. Comigo foi exatamente assim!
Em seguida, para economizar, ganhar ou poupar, e gastar menos, sugiro que você comece a ter noções de economia – desde as básicas, como compreender os termos, até saber exatamente quais são os juros dos seus cartões, e lucros e rendimentos da poupança, por exemplo, para poder entender tudo o que está entrando e saindo com detalhes e sem surpresas.
Pode ter certeza que organizando e fazendo as contas do que está entrando, você vai conseguir planilhar e tabular tudo o que está saindo, e assim conseguirá gastar menos e – consequentemente – economizar mais.
Vai dizer que não será possível traçar metas, ganhar mais e ainda ter possibilidades de investir melhor, a partir de então?
Tenho certeza que esses caminhos poderão ser mais que dicas pra você.
Pense nisso e não perca tempo!
Beijinhos da Dri.