Mulheres e empreendedorismo: como começar, crescer e se destacar?

Mulheres e empreendedorismo: como começar, crescer e se destacar?

Adriana Restum > Dica da Dri > Mulheres e empreendedorismo: como começar, crescer e se destacar?

Você quer empreender e não sabe como? Nem por onde começar, nem que ramo de atuação quer e pode seguir? Esse post é para você.

Uma pesquisa de 2015 da Serasa Experian aponta que as mulheres correspondem a 43% dos donos de negócios e são sócias de 30% das empresas ativas no país. Outro estudo, da proScore, mostra que, desde 2010, o número de empresas abertas por mulheres aumentou, em média, 10% ao ano. Dados bacanas e motivadores, não?

Para auxiliar a fazer parte desses resultados, que tal crescer e se destacar na carreira empreendedora? Vamos colocar a vida em ordem nesse final de 2016 e começar 2017 com tudo nos negócios? Minhas dicas vão te ajudar a se tornar sua própria chefe!

Dica número 1: faça o que gosta, o que te inspira, te dá prazer e te motiva de alguma maneira – se não, de que vai valer ter o próprio negócio?

Depois, analise o mercado que você pretende ingressar. Tem concorrência? Está estagnado? Indo bem? Assim, você não vai com tudo e nem pisa em ovos!

Em terceiro lugar, saiba por que e o que você está fazendo, pois começar o próprio negócio é muito importante e isso vai te ajudar a construir sua empresa desde o começo.

Logo em seguida: pense no conceito do seu investimento, aposte e gaste bastante tempo e ideias em seu planejamento que vai guiar toda a sua empreitada e não deixe de lado nenhuma etapa, pois planejando muito há menos chances de você errar – e é muito importante prever, inclusive, possíveis falhas no caminho!

No planejamento, inclusive, vale constar minha dica número 5 – também relacionada a conceito de investimento e planejamento, que é: a questão financeira. Veja com detalhes quanto você pode investir e todas as reservas, em caso de sustos e emergências. Sem isso previsto, muitas pessoas e até startups, pequenas ou grandes empresas passam sufocos durante a caminhada empresarial.

A dica 6 é relacionamento: organize sua rede, faça networking e comece pelo princípio. Ouvindo opiniões diferentes, consultando colegas, amigos e até companheiros de mercado e de ex-trabalho, você pode crescer em ideias e recomendações.

Por fim, administre seu tempo para crescer de modo saudável – tanto em questões profissionais, tanto pessoais. Nada pior do que se atropelar e não fazer nada direito.

Com esse passo a passo, aposto que você vai conseguir se destacar, tirar sua ideia do papel e ainda descobrir que você é mais talentosa do que imagina.

Faça acontecer, faça valer a pena. Sempre é tempo de evoluir!

Espero que tenha gostado… E mãos à obra!

Beijinhos da Dri.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *