Carreira e maternidade: é possível conciliar

Carreira e maternidade: é possível conciliar

Adriana Restum > Dica da Dri > Carreira e maternidade: é possível conciliar

 Você sabia que a maternidade traz uma série de mudanças na vida da mulher, mas que isso pode refletir na carreira de uma forma positiva? Hoje trago um post bem diferente, mas que – com certeza – será muito útil para você, mãe e mulher.

Com a maternidade e toda a nova rotina, aprendemos muito sobre como atuar em equipe, como interagir com o outro, afinal, ao sair da barriga o nosso filho é um ser diferente de nós e precisamos entender novos hábitos, com rotinas completamente diferentes, horários, preferências e muito mais.

Outra questão interessante é que passamos a lidar mais e melhor com o tempo. O foco da profissional que é mulher passa a ser maior. Uma pessoa que está comprometida com o trabalho e quer dar um bom exemplo para o seu filho será também uma profissional melhor. Então, como conciliar carreira e a o fato de ser mãe? É possível?

Minhas principais dicas, pessoais e que venho aprendendo com outras grandes mães e profissionais, são:

– Tenha momentos de qualidade com seu filho quando estiver em casa, converse, ria, leia, ouçam música, enfim se divirtam juntos e façam desses pequenos momentos mais que especiais;

– Outra dica para você conciliar o trabalho, filhos e marido é planejar sua rotina, como almoçar em casa quando todos estão juntos, sempre que puder telefonar para saber dos filhos e acima de tudo ter bastante diálogo e dar espaço para a criança dizer como foi seu dia longe de vocês: mãe, pai e até irmãozinhos;

– Faça uma avaliação do seu dia a dia e compreenda como é realizada a divisão de tarefas dentro da sua casa. Ao invés de apenas acumular funções, aprenda também a distribui-las entre seu esposo e até de outras pessoas que morem com sua família. Quem sabe assim você não fica mais perto de encontrar um equilíbrio entre os diversos âmbitos que compõem a sua rotina?

– Com a modernidade (infelizmente) hoje em dia acaba sendo muito raro encontrar pai e mãe que não trabalhem fora e deixe seus filhos nos cuidados de outras pessoas. Para que essa tarefa de trabalhar fora não se torne um dilema, conciliar o trabalho e o lazer com os filhos e o marido pode ser uma ótima maneira para desestressar. Então: não dê mais prioridade ao trabalho, pois o seu grande papel precisa muito de você: a maternidade;

Não se esqueça de você, das suas amigas, da sua mãe, da sua sogra, dos programas entre mulheres que fazem tão bem para todas nós. Um café, da manhã ou da tarde, um passeio no parque, pedalar, arejar… Concilie tudo, não se esqueça de nada, muito menos de você!

Faça do seu filho o seu grande motivador para ir bem na carreira, e não o contrário, mas não se esqueça de que você precisa (muito) dos dois!

Mãos a obra, meninas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *